quarta-feira, 8 de março de 2017

Em "minuto a Minuto"...


Infarmed alerta para riscos de medicamentos para a acidez do estômago
Se toma com frequência medicamento para combater a chamada 'azia' conheça estas indicações.

© iStock
PAÍS SAÚDE
HÁ 2 HORASPOR CAROLINA RICO

PARTILHAR





PUB



A Autoridade Nacional para o Medicamento lançou hoje uma campanha para alertar utentes e profissionais de saúde para os riscos associados à utilização prolongada de medicamentos para a acidez do estômago.

Entre os fármacos inibidores da bomba de protões (IBP), que atuam essencialmente como supressores de acidez gástrica, estão destacados medicamentos contendo Omeprazol, Lansoprazol, Pantoprazol, Rabeprazol, Esomeprazol e Dexlansoprazol.

Ao contrário da mensagem que a publicidade tenta transmitir, os IBP não são “protetores”, são medicamentos, lembra o Infarmed em comunicado.

De acordo com os dados de 2016, o uso destes medicamentos aumentou 30% nos últimos cinco anos, motivo que leva esta entidade a apelar ao seu uso racional. Recomenda-se apenas o uso por um período máximo de 14 dias, mesmo que não note melhoria nos sintomas.

Ao uso prolongado estão associados riscos de infeções gastrointestinais; fraturas ósseas (na anca, punho ou coluna) hipomagnesémia; deficiência de vitamina B12; lúpus eritematoso cutâneo subagudo (ocorrerem lesões cutâneas, em áreas da pele expostas ao sol, e quando acompanhadas de artralgias, deve ser considerada a interrupção do tratamento).

Consulte o seu médico se toma estes medicamentos e perdeu muito peso sem razão aparente e tem dificuldades em engolir; persistirem as dores de estômago ou a indigestão; se vomitou; tem fezes negras ou diarreia grave ou persistente; se já ultrapassou o prazo de tratamento que o seu médico ou farmacêutico indicaram.

Apesar do aviso, o Infarmed faz notar que o tratamento com este tipo de medicamentos não deve ser interrompido de forma repentina (pois os sintomas podem voltar de forma ainda mais forte).

Se está a tomar um comprimido/dia passe a tomar um comprimido dia sim, dia não até duas semanas de toma. Se está a tomar dois comprimidos/dia, na primeira semana tome um comprimido/dia e na segunda semana tome um comprimido dia sim, dia não.

Como combater a azia sem ajuda de medicamentos?


Evite beber café ou bebidas alcoólicas e gaseificadas; comer fritos e outras gorduras; mentol, chocolate e citrinos; alimentos com aditivos, conservantes e especiarias; ter refeições abundantes; vestir roupa apertada na barriga; deitar-se no espaço de três horas após refeição; ter a cabeceira da cama baixa; fumar e ter excesso de peso.PARTILHE ESTA NOTÍCIA COM OS SEUS AMIGOS

Sem comentários:

Enviar um comentário