sexta-feira, 29 de outubro de 2010

POEMA : ÂNSIA...


fotos google


ÂNSIA…

Nuvens cobrem a terra.
Nelas, vejo serras altaneiras,
Espaços de brincadeiras,
Ondas alterosas de mares desconhecidos, imprecisos,
…como desertos de areias desfeitas.
Vejo cavalos garbosos
Ornados de feitos famosos…
Vejo naus ,com suas velas
Cheirando a suaves canelas…

Momentos há, em que parecem baixar-se
Prontas para me agarrar;
Estão a prender-se à terra
Que espera o rebentar das bolhas
Para florir…

E nesses mares alterosos que sonho ver
A pensar,
Lá estão naus e caravelas
E homens ao leme delas, com velas a escorregarem
Ao som dos ventos do mar!

Há ambições desmedidas,
Que abrem enormes feridas
Nas ondas rasgadas, suadas, chorosas…

E a espuma parida pelo sofrer dessas ondas
É sinal da partida do Homem que desconhece
O cheiro do desistir…

Loucura nos abismos,
Sulcados por audácias e heroísmos…
Utopias da ambição dos homens de outros dias!
Norte, Sul, Este e Oeste…
Espaços no Tempo agreste!

Ó infância de outras nuvens ESCRITAS EM LIVROS DE ÂNSIAS!

Clamo pelo OUTRORA,
Enquanto o mundo chora pelo mudo momento,
Da nuvem a rebentar…

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

REFLEXÕES SOBRE O PAÍS...PARA NÃO VARIAR! PUBLICADO NO JORNAL DA MEALHADA


REFLEXÕES sobre….o nosso país (para não variar!)

Diz ISAAC SINGER: “Não haverá JUSTIÇA enquanto o homem empunhar “ARMAS”para destruir os que são mais fracos que ele”.


Como seria o mundo, se não houvesse Justiça?
Ponho-me esta questão, amiúde, e vêm-me à memória imagens de caos, arbitrariedades, atropelos vergonhosos aos direitos humanos, anarquia e aniquilação total da HUMANIDADE,
como consequência da total inversão de valores, que esperamos que nunca venha a suceder!
E porque a liberdade de cada um de nós acaba, no momento em que colide com a dos outros, vi, com preocupação, as queixas da PJ (POLÍCIA JUDICIÁRIA) e a dos JUÍZES, contra a falta de meios, com que se debatem, DESDE 2005! -data muito importante, pensem bem, os leitores! -para poderem concluir processos em adiantado estado de investigação…mas que não se podem concluir por falta de polícias e de meios monetários! Muito conveniente! se nos lembrarmos das figuras políticas referidas nesses casos…
Aproveito, também, e porque este assunto do ORÇAMENTO faz parte das nossas refeições até (eu já vejo orçamento no prato da sopa, misturado com as couves e os feijões!)- para vos pedir que recordem aquela fantástica “saída” do ministro das finanças ,sobre PORTUGAL:”Se este Orçamento não chegar para resolver os problemas, não sei onde poderemos ir buscar o dinheiro!” (estas palavras, mais ou menos!)
Fiquei estarrecida!
É que, se começarmos a pensar bem, isto comporta já uma ameaça: seremos nós, o povo, que vai ter que lhe dar tudo o que tem!
Desumanidade maior …alguém se lembra dela?
Então, nós que pagamos para a SAÚDE que nos roubam…para a EDUCAÇÃO que não temos…para a Segurança, que só tem o ministro …e outros correligionários do poder, das grandes empresas do estado e todos os “magarefes” que vivem dos nossos impostos…ainda não ficamos por aqui?
Penso que temos que arranjar maneira de fugir deste país, a “sete pés”, na clandestinidade, senão eles vão descobrir-nos onde estivermos, para nos fazerem pagar impostos!
Dói pensar em PORTUGAL COMO UMA ETERNA UTOPIA!
Tenho dúvidas, entretanto, que a aprovação desse OE (ORÇAMENTO DE ESTADO), nos vá resolver os problemas criados por um governo tão despesista! Quando não sabem como gastar os dinheiros que nos subtraem…eles inventam!
Entretanto. Com o país no caos, os nossos melhores professores e alunos preparam-se para fugir do caos, indo para onde o futuro lhes sorria…
GREVE NACIONAL À PORTA! Transformemo-nos nas novas “padeiras de ALJUBARROTA”e varramos, de vez, o lixo da prepotência, do despesismo, do autoritarismo, da miséria que nos está a “chupar o sangue”!
Temos o direito à indignação, por não se saberem resultados de “casos” que se vieram acumulando, desde que o nosso primeiro foi para o “trono das vaidades”!
Queremos juízes bem pagos, para poderem exercer uma justiça isenta! Queremos Forças policiais com meios para poderem agir!
A quem convém este estado de coisas? Eu, que nada percebo de políticas, já percebo melhor os políticos…e acho que tudo isto convém aos que ainda têm “o rabo de fora”…Sem meios, coisa que convém a certos tipos, não se podem provar alegadas Licenciaturas assinadas ao domingo, talvez no intervalo das missas…e nem os casos e casos e casos de que todos estamos lembrados!
Sim, porque a desconfiança nas justiças se avoluma, quando os vemos andar por aí, risonhos ,mesmo que vaiados!, de consciências tranquilas… por “se ter provado que são inocentes…”
Lembram-se de uma senhora “que estava em todas”, que se chamava CÂNDIDA ALMEIDA?
Dizem que pediu a demissão… eu acho que fez bem! Tem, em casa, uma reforma de oiro e pode fazer sapatinhos para os netos, pois já deixou feitas “as formas dos sapatos de marca” de quem lhe convinha…
E o nosso PGR (PROCURADOR GERAL DA REPÚBLICA)? AINDA ESTÁ DOENTE…OU JÁ NÃO SERVE?
Os juízes, nas entrelinhas, dizem-nos que estão a sofrer represálias por quererem avançar com certas investigações… “ELEMENTAR, MEU CARO WATSON!
REAFIRMO a minha confiança na JUSTIÇA, desde que de lá saiu o alberto costa!Agora ,voltei a acreditar que talvez! seja ,um dos maiores pilares da DEMOCRACIA…MAS…e quando a impedem? Muitos “democratas” desconhecem-na…parece que nunca ouviram falar dela!
Mas acreditem,”jovens”, ela existe! Existe na medida em que o povo se cansar ou não de ver o estado “sucialista” a injectar o suor das nossas vidas em bancos rapinados até à medula, por gentis-homens que, ou estão na cadeia ou estão, em casinha…o tempo suficiente para as coisas prescreverem…
É verdade: e dias loureiro? Alguém mais o viu? Continua em lua-de-mel ou…a JUDICIÁRIA “ESTÁ IMPEDIDA” de lhe deitar a mão? e isaltino de morais , o tal condenado por corrupção?
JUSTIÇA é o mundo ter atribuído o PRÉMIO SAKHAROV para a liberdade de expressão ao cubano FARINAS!
Justiça foi ver que, afinal, o livro do EX inspector GONÇALO AMARAL, sobre o caso MADDIE, pode e deve continuar a ser vendido…
E os SERVIÇOS SECRETOS INGLESES…que mais sabem?
Justiça…é sabermos tudo o que ainda não foi dito sobre os “corruptos” que por aí campeiam, sem se contarem os resultados de operações desencadeadas pela nossa PJ e de que mais ninguém tem falado: OPERAÇÃO FURACÃO…PORTUCALLE, FREEPORT, a operação do “lixo”, das sucatas, dos aterros clandestinos…OH, tantas!
Justiça é permitir que as crianças tenham, ao menos nas escolas, direito ao pacotinho de leite da miséria…Justiça é, também, não promover, hipocritamente, a caça às multas, de forma irracional e desbragada…só porque, à falsa- fé, se recolhe mais dinheiro!
A Polícia deve, acima de tudo, ter junto dos contribuintes, um papel pedagógico!
JUSTIÇA é desenterrar-nos do poço de miséria em que eles todos foram mergulhando este pobre país, estigmatizado desde a primeira grande globalização da HISTÓRIA!
JUSTIÇA é…que todos os implicados no escândalo da PEDOFILIA da CASA PIA, paguem pelos seus crimes…
Justiça seria fazer a todos os tipos que sofrem dessa “DOENÇA” o que fez a SRª BOBBIT, há ano, ao seu marido, nos ESTADOS UNIDOS… cortar-lhes o “corpo do delito”…
E enquanto vamos assistindo à novela do ORÇAMENTO para o próximo ano, sabe-se que o desgoverno PS está a preparar aquilo a que se pode chamar” a maior desmoralização” da Administração Pública de ha´trinta anos, com o auxílio de cortes salariais!
LEMBREM-SE, PORTUGUESES, HÁ UMA GREVE GERAL NACIONAL NO PRÓXIMO 24 DE NOVEMBRO!
NO entretanto, novos “políticos” se vão perfilando, à espera dos ossos do povo…Sim, que a carne já quase se foi…
À parte, O CDS-PP vai pensando em como o queijo limiano é bom…
Estamos a assistir ao pior calvário da “dita” Democracia portuguesa; o governo escondeu as misérias das contas para ir ganhando eleições…E o povo confiou…enquanto que, hoje, conhecedor das realidades que se medem pelos tostões que tem no bolso, lhe chama todos os nomes, possíveis e imaginários, vaiando o “nosso primeiro” , onde quer que ele vá…
Mas o homem está-se marimbando! Vejam os shows que ele dá no PARLAMENTO, com a ajuda das câmaras de TV!ELE quer lá saber das contas do ESTADO…Quando não tem dinheiro, “busca-o” das contas dos pobres…

AMIGOS, FICO – ME POR AQUI!


NOTA: como sempre escrevo com letras maiúsculas só o que, -e quem!- me merece consideração; não há, por conseguinte, erros ortográficos.
MEALHADA,25 de OUTUBRO de 2010
ESTE ARTIGO, publicado no "JORNAL DA MEALHADA", DE 27 de OUTUBRO DE 2010, não respeita as regras do ACORDO ORTOGRÁFICO.




Maria Elisa Rodrigues Ribeiro
Maria.elisa.ribeiro iol.pt
http://lusibero.blogspot.com

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Parque da Cidade-Mealhada




NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA...


1_Mesmo, mesmo, de última hora:ruptura das negociações ,entre PS E PSD, para a viabilização do ORÇAMENTO!REPARAR que isto não quer dizer, que não venha a haver ORÇAMENTO...Estejamos atentos aos próximos dias...
Entretanto, O PRESIDENTE DA REPÚBLICA já convocou O CONSELHO DE ESTADO PARA A PRÓXIMA 6ª FEIRA...

2- FALA-SE, JÁ, DE UM "PEC IV", portugueses! DESTA VEZ, VAMOS TRABALHAR DE GRAÇA PARA OS DESMANDOS DE SÓCRATES E SEUS MINISTROS?OU VAI SER INSTITUÍDA A ESCRAVATURA, NOVAMENTE?

3-ANA PAULA VITORINO, deputada dp PS e ex- secretária de ESTADO dos TRANSPORTES, DE MÁRIO LINO, ex- ministro das OBRAS PÚBLICAS de sócrates, acaba de acusar o ministro de estar implicado, alegadamente, no caso FACE OCULTA!!!

4- COISA ESTRANHA, inimaginável!a organização não governamental para a "TRANSPARÊNCIA INTERNACIONAL"(TI) considera PORTUGAL um páis cada vez mais corrupto!E mais: em termos de liberdade de Imprensa estamos ao nível da TANZÂNIA E da COREIA DO SUL!(40º lugar)...Isto é que o nosso país tem feito progressos! NO PIOR, evidentemente!e aqui se fala ,também, da justiça...INEFICIENTE, com graus escassos de desempenho e um peso enorme na competitividade económica do país...

5- Admira que os portugueses sejam o povo mais pessimista da EUROPA? pois se os pobres lusos só vêem miséria , à sua volta?!
Palavras de MARIA JOSÉ MORGADO, DIRECTORA do DEPARTAMENTO de INVESTIGAÇÃO e ACçÃO PENAL DE LISBOA, na última página do DN: "A CORRUPÇÃO TORNOU-NOS UM PAÍS AINDA MAIS POBRE".
6- HUGO CHAVEZ voltou a PORTUGAL para comprar o que já tinha comprado...Com uma nova versão de discurso: veio para ajudar o pais amigo a ultrapassar um momento difícil!
Ora assim se fazem as coisas! como diria o nosso GIL VICENTE!

7- Por último: Cavaco Silva apresentou ,ontem, a sua recandidatura a BELÉM.
REparei que só falou do quanto é um homem bom! Para a crise e para os amargurados portugueses não houve uma palavra! Aliás, com leves nuances, este discurso poderia ser o mesmo de há anos...quando se candidatou...
foto google







LITERATURA PORTUGUESA: uma “viagem” à obra de VERGÍLIO FERREIRA (1916-1996)





Palavras do próprio Vergílio Ferreira (VF): “O grande sonho de todo o escritor - se o tiver! -será o de nunca encontrar o leitor “ideal”. Porque, se o encontrasse, a sua obra morreria aí! E é isso o que nenhum escritor pretende, pois cada leitor “recria”, digamos assim, a obra que lê. Todas as obras literárias são o que qualquer seu leitor dela vai “vendo”, o modo como a vai “recriando”, sem seguir qualquer intencionalidade do seu autor.”
Partindo desta afirmação do escritor em análise, penso ser esse o motivo por que as obras de escritores como Fernão Lopes (escritor cronista do século), Gil Vicente (dramaturgo dos séculos XV/XVI), Eça de Queirós e outros, se mantém vivas no espírito literário de quem as interpreta ou interpretou, num dado momento da vida.
VF, autor de obras como”Manhã Submersa”, “Aparição”,”Pensar”, escreveu ainda para revistas literárias como “COLÓQUIO LETRAS”,”CONTA CORRENTE”( aqui em forma de diário nos tomos I,II,III,IV e V), “EM NOME DA TERRA”, “CONTOS”, “NA TUA FACE” e tantas outras mais, que nem é necessário referi-las ,se os leitores estiverem interessados em conhecê-las, tal a variedade e complexidade das temáticas nelas tratadas. Nascido em Melo, Gouveia, estudou em Coimbra e foi Professor, nomeadamente em Évora.
Mesmo tratando temas difíceis, como “o saber não ocupa lugar”, não se perde nada ganhando conhecimentos, pelo que eu decidi aflorar essa obra, referindo-me à que melhor conheço, que é “APARIÇÃO”. Deste autor li também “Manhã Submersa”, que não me cativou por me lembrar do que foi a minha meninice, num colégio de freiras. De tudo o que possa dizer-vos de VF, fiquem com a certeza de que muito ainda ficará por dizer…É aí que eu quero aguçar o vosso apetite a respeito desta matéria! Voltei a ler VF, já Professora de Português, pois “Aparição”fazia parte do programa do 12º ano. Esta obra exigiu de mim um esforço tremendo de pesquisa e estudo, pois a temática é complexa mas linda, tendo a ver com a existência do Homem. Afinal, quem nunca se questionou sobre esta outra metade da Criação? “Quem sou eu?” De onde venho, para onde vou? O que é DEUS, quem é DEUS, onde está, como posso ou devo crer n’ELE?
A personagem principal de “Aparição”, o DR. Alberto Soares, perfeito “alter-ego” de VF, decide “levar” com ele todas estas questões, para as quais, como seguidor da doutrina filosófica, que é o Existencialismo, ele acha que já tem resposta. Em Évora, esquece-se de que aquela é uma sociedade fechada, quase labiríntica, pouco aberta a este tipo de problemas existenciais.
Personalidade perturbante e perturbada, o novo Professor esqueceu-se de que nem todos tinham os mesmos problemas que lhe advieram de leituras que fez de SARTRE, GABRIEL MARCEL, HEIDEGGER, KIRKGAARD e JASPERS, nomeadamente. Só que VF seguiu o Existencialismo de SARTRE, que era ateu! -e que diz e pensa que “Existencialismo é humanismo”! Para ele, Deus não pode existir e o homem está condenado a ser livre. Se assim fosse, a nossa existência seria o que dela quiséssemos fazer… A verdade é que a “Mensagem” não passou e até foi mal entendida por Carolino, seu aluno, que chegou à triste errada conclusão de que podia, ele próprio, ser um deus e dar ou tirar a vida aos outros, se lhe desse na real gana! O próprio VF, na sua linha de pensamento, diz:”Vim para perturbar, não trago comigo a paz, nem para mim, nem para os outros.”E, questionando a existência humana, afirma, na revista “Colóquio Letras Nº 90”:” de nascer Só para ter existido, valeu a pena existir. A maior recompensa da VIDA é ela própria… (…) Foi bom ter nascido. Foi bom não ter acabado ainda de nascer…”
E que grande verdade, leitores! Continuamos a nascer, crescendo, existindo…Só é triste, e com isso não nos conformamos, que um dia tenhamos que deixar de nascer, deixar de existir, para cumprir o mais escuro desígnio de DEUS, o qual, “tendo-nos feito à sua imagem e semelhança”, permite que desapareçamos, feitos em pó…ELE, que não tem princípio, meio ou fim…
No romance “APARIÇÃO”, editado antes de “CÂNTICO FINAL”, a personagem principal, Dr. Alberto Soares, transmite aos alunos a ideia de que ”Escreve para ser”, o que completa perfeitamente o próprio percurso da arte, como a entendia V.F:”O HOMEM É, sendo, existindo…” No que diz respeito à acção, esta decorre entre dois espaços anti téticos, ABEIRA interior e o ALENTEJO, Évora, mais precisamente. Montanhas cobertas de neve e batidas pelos ventos frios, onde se situa a casa da família SOARES e a sedenta planície alentejana, queimando num brasido de sol e de paixões.
É impossível não “ver” Florbela Espanca nas ruas da cidade e na planície em chamas, como tão bem a descreve a personagem principal… em chamas, mas coberta pelo “luar da morte” e “pelo odor dos largos ventos”. A loucura do primeiro contacto do homem consigo mesmo, a primeira indagação em torno do seu EU, teve-a Alberto em pequenino, em frente ao espelho quando, ao mirar-se, disse: ”E vi, vi com os olhos, a face desse alguém que me habitava, que me era!” (cap.VI) Aqui começou a Aparição, que, afinal, somos nós, perante nós próprios…Hoje, com defeitos, amanhã com virtudes… e acabamos, então, por ser, como afirmava SARTRE, em meados dos anos cinquenta do século passado,”O homem-é-um-ser-para-a-morte”. Ao desafiar DEUS, desde pequenino, ao abandoná-Lo, Alberto demonstra ter vontade de chegar à sabedoria total sobre si mesmo e sobre os outros. Por atitude semelhante, ”ADÃO e EVA” foram postos fora do paraíso terrestre, falando em segundo sentido É CLARO! Mas, infelizmente a sua dura mensagem teve consequências dramáticas: Carolino subverteu a mensagem, entendeu-a mal e acabou por matar uma galinha como quem solta uma gargalhada, porque se sentia DEUS, capaz de tirar a vida a quem quisesse: e provou-o quando, numa noite de tempestade, tentou matar o Professor na CASA DO ALTO e na noite rubra de S. João, assassinou Sofia Moura.
A Morte, como não podia deixar de ser num romance desta temática, é assunto frequente: morre o cão “Mondego”, morre o pai do Professor, morre Cristina Moura, uma criança- génio da música, morrem Sofia e o “Bailote”…No epílogo da obra, integrado no POSFÁCIO, encontramos Alberto Soares já velho, cansado das lutas existenciais, ciente de que, afinal, a liberdade não o podia salvar da “hora fatal”, à espera “de que alguém o chame para a última comunhão” … Assim, o homem VF, depois de uma vida sofrida a tentar fazer valer a ideia de que DEUS não existe, acaba por compreender e aceitar o inevitável: iremos, todos, quando Alguém nos chamar para a nossa última comunhão…

MARIA ELISA RODRIGUES RIBEIRO

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

RÉDEAS SOLTAS…

FOTO GOOGLE



Imponente cavalgar…
Os nobres animais rasgam a planície
no seu veloz caminhar
olhos fixos no ponto que não marca distâncias
no tempo.vão ao INFINITO.

Cinzentos, belos, possantes.
Crinas ao vento que corta os elementos,
rasgam velozmente os campos desertos.
Ancas fortes, cheias, possantes.
. Pernas longas, elegantes….
Um TODO DE PERFEIÇÃO!

Cavalgam para a distância que os separa
…do seu MOMENTO-ÂNSIA…

Despertam meu coração num refulgir
de um frenesi louco…de ti, amor,
que fui sorvendo…pouco a pouco…

Como eles,- imponente!-
perdes-te pelas vielas do meu corpo.
PLANÍCIE DO TEU DESEJO.
…Rouco respirar
afaga minha seda a DAR…………
……..CAVALO LOUCO….
.ofegante.cavalo louco!!!!!!!!
…e DOU TUDO!
…que não é pouco…
***SOU EU
***MEU SER!
INTEIRO……………..
…A ARDER…sem hesitar!

RELAXADO.
Toma-me…
Outra vez
Outra vez
Outra vez….

No céu, fundem-se as estrelas………………
Na TERRA , fundimo-nos nós no silêncio
da planície, onde nobres cavalos relincham!

Ouve minha voz.
Toma meu refúgio.
Cobre-me…tenho frio!
Desapareceu meu vazio
Pois tudo de ti é MEU…
Minhas vias de calor, fortalecidas pelo vigor
do teu sangue fervente,
…esperam tua boca
_ qual planície louca
por semente sã!-

Teus beijos quentes vivem em mim…
…assim-dádiva
…assim-pedaço de TI…
…cavalo meu ofegante…TU!

Dou-te meu olhar-sentir,
a tocar teu peito ardente…

NÃO CONSIGO REPOUSAR, AO LADO DO TEU AMOR………..



Maria Elisa Ribeiro
C9I-6 ( mod) 37/ OUT/010

domingo, 24 de outubro de 2010

VIVALDI…



Aperto forte do coração…
Beijo ardente de paixão…
Um anseio de tremer…
Minha carta de apresentação
Que eu não dei…não!

Tudo espero que recebas
Quando passar por ti
O Vento do ar que respiramos…
As nuvens movem-se.
Arredam-se do caminho desse carinho
Para que o sintas depressa!
É urgente que saboreies
Esse cheiro da minh’alma
Que não se aparta da tua!

Pela rua,
Indiferentes ao sorriso de MIM- criança enamorada
Correm outras crianças na felicidade da inocência
Sem sentirem os Sentidos ACTIVOS
De seres OUTROS…mais vivos…

Pelo ar ,
Passam aviões, indiferentes ao Amor
Que corre pelas nuvens,
Direito ao teu coração…
Não me perturbam, não!
Sei que o deixarão passar para que possa chegar
Depressa ao retábulo sagrado ,que é teu coração,
Onde me deito a sonhar…

A NATUREZA que amo e que sou
Envia-me a sua música pura
Anunciando a resposta…
É meu, teu coração!
Árvores, arbustos, colheitas floridas
Aves a cantar, fontes a jorrar…
AR, ÀGUA, TERRA, E EU…FOGO!
Cantamos a nossa vida!

É VIVALDI que acorda nossas quatro estações!
Somos nós que as recebemos
De mãos erguidas, no ar que elas respiram
Ao som da música do amor!
É MOZART na melancolia dos seus doridos trinados…
…entrando em mim…longe de ti…
É, por fim, BEETHOVAN, no seu “HINO À ALEGRIA”
Da vida do nosso dia…

Não tardes, amor, que é hora de levares
A rubra flor da minha chama
Que por ti clama!

VEM A MIM, QUE TE RESPIRO…TE CANTO…TE ENCANTO
Sente-me no ar que passa…no sol que queima…
Na chama que se derrete…


C9I- 4/51- OUT/010

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

POEMA:Diário de AMOR


foto google


Diário de Amor…

Trazem os ventos, até mim,
O calor de momentos apaixonados
Vividos, sentidos, nos ares de velhas eras!

Soltam-se páginas do meu diário do amor,
Vivido em tempos de dor...

Pelos ares ,correm suspiros…
Vou atrás deles, persigo-os!
Encontro andorinhas negras de dor,
Voando ao encontro do Amor.

Sob os telhados da VIDA, estremecem
Laços de paixões perdidas…
Palhas velhas, desabitadas, esquecidas
Do ninho, que já foi quente de calor!

SOU CHAMA-VIVA À ESPERA DOS SABORES
DA ARAGEM QUENTE DO VERÃO, que FOSTE…

E arranco outras páginas envelhecidas,
Rugosas,
Amareladas…

Pego nelas, sem qualquer ternura,
Ao lembrar como a vida (de então!)
Foi dura!

Guardar velhas páginas
Da velha história,
De velhos tempos enrugados?!
Não me sujeito a humilhar o meu SER!

Vou abrir um novo caderno de sonhos intemporais!
IMPRUDENTE…
Todos os livros envelhecem…
Inépcias do passar dos anos…

No meio das minhas páginas, ainda novas,
Ainda em branco,
Ponho pétalas de rosas vermelhas,
Cheirosas, ao canto das palavras de MIM-SER- ACTOR!
Produzo novas imagens de calor
No amor que os ventos vão espalhando
E deixando, por aí,
Ao sabor do desfazer do SONHO…



C7G-24/35-DEZ/09


40

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

TEXTO publicado, hoje, nos jornais; "JORNAL DE MEALHADA" E "FRONTAL"análise político/social

foto google


PORTUGUESES - GOVERNO= RELAÇÕES TENSAS

De THEODORE.W.ADORNO: “…HÁ indivíduos que podem ter pensamentos “secretos”, que não revelarão a ninguém, em nenhuma circunstância, se o puderem evitar…Pensamentos tão vagos e mal-formados…que, nem eles, os conseguem pôr por PALAVRAS…!”
In A PERSONALIDADE AUTORITÁRIA, NEW YORK, 1950

Tenho procurado pensar para mim, em termos de análise social, à espera de qualquer tipo de “luz” que pudesse acender a vida dos portugueses; por tal me tenho abstido de cumprir religiosamente com a determinação de escrever esta crónica, com regularidade. Depois de tudo o que o desgoverno e o desnorte de Sócrates e Teixeira dos santos nos têm anunciado, de há semanas a esta parte, já não é só de CRISE que temos que falar, mas também de alternativas, de auto-consciência do drama que estamos a viver e de expectativas…se é que as há… para melhor…Ninguém o creia!
No espaço de pouco mais de uma semana vimos o país acordar, penosamente, para duras realidades, não só fruto da CRISE internacional como também, muito principalmente, do desnorte, despesismo e desgoverno das parcas economias de que dispúnhamos.
Não encontrou, porque é incapaz! este governo, maneira de resolver a grave crise económico/social, senão à força do roubo descarado e autoritário, com laivos de ditatorialismo, das economias dos portugueses pobres…os tais que não podem fugir com os seus parcos proventos, para os paraísos fiscais, onde entram malas diplomáticas carregadas de “MASSA”…
Por outro lado, não pode esta oligarquia de poder socrático, tal como não o podia fazer a oligarquia de SOMOZA, na NICARÁGUA, há anos, despojar os amigos que o têm ajudado a expandir as suas prepotências, manias, narcisismo e autoritarismo balofo e bacoco…pois os cargos milionários que ocupam, os devem ao “nosso primeiro” e a amigos de amigos de outros amigos…
Quem lhe resta, então? … Ora, nem mais nem menos, que o povo pobre, miserável em muitos casos, que é quem está mais à mão!
Falamos de justiça social e outras, meus senhores… As pessoas têm fome! As crianças chegam às escolas sem comer…os idosos comem um pão com leite ou chá…as senhoras compram um quarto de frango, no talho…Alguns amigos, donos de restaurantes, dizem que há famílias de quatro pessoas a pedirem uma dose para os quatro…os mercados estão às moscas… os patrões querem roubar nos salários, para ganharem mais…os desempregados são “ÀS BATELADAS”…
JUSTIÇA SOCIAL? Ora falemos um pouco disso também!
Lembro uma cantiga que falava de “PORTUGAL NA C.E.E…” Pois mudou para cada vez pior, esse PORTUGAL, e já não queremos calar-nos! Momento de angústia, de miséria e de tantos sorrisos displicentes de ignorância das realidades nacionais, por parte de Sócrates, torna-se praticamente impossível não lembrar o sentimento de revolta nacional que se está a gerar, com a desumanização dos impostos sobre impostos sobre impostos, com que o mesmo nos está mimoseando!
A propaganda socratista da crise”que não havia”, como ele e o amigo das finanças diziam, passou para o reconhecimento de uma tal situação, que se impõe ao povo, já de si, pobre, um ORÇAMENTO desumano, desacreditado, sem contemplações nem humanismos… Dizem eles, a quem nada falta na vida!-que estas pesadas medidas são para encarreirar a economia do país! (PARA O ABISMO, é claro!) pois sem dinheiro, sem aumento de salários e com o forçoso aumento dos bens necessários a um viver decente, como é que o povo pode comprar?
Esperemos, então, por um desastre a que se chama “bancarrota”e pela entrada em PORTUGAL, novamente, dos vampiros do FMI (FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL)…
Esperemos, também, pelo aumento das situações de miséria, pelas falências, pelo aumento dos desempregados! Espero que o povo se lembre, TAMBÉM, da jornada de LUTA NACIONAL, a 24 de NOVEMBRO!
Semanas tensa…reacções ainda imprevisíveis! Creio, no entanto, como dizia EÇA DE QUEIRÓS, no século XIX, que este POVO, desde que deixou de ser grande, habituou-se “à canga que o rei lhes põe ao pescoço”!
Não esqueçamos os dissidentes da nossa miséria: o“FUJÃO GUTERRES E o OUTRO, o da “TANGA”….BARROSO…placidamente instalados em poleiros de oiro, pelo mundo fora…
A JUSTIÇA é um dos pilares de qualquer sociedade democrática.
Como é evidente, num regime ditatorial esse é um problema que se não põe, muito simplesmente porque, ser ditador implica, naturalmente, não ser justo nem humano.
A tirania exerce a "sua" justiça com armas que amedrontam e matam!
A tirania pode levar pseudo- governantes, desorganizados da cabeça, a usarem, como se vai vendo por aí,a um autoritarismo escondido, velado e ameaçador, que pode levar o país a assistir a artifícios de propaganda governamental…
Vejamos o que se passa no Cambodja, na Birmânia, na China, no Sudão, no Afeganistão...
E porque não olhar também para o que se passa no nosso país? Há justiça num país em que os poderosos vivem à custa das fracas reservas dos pobres?
Há justiça num país onde gente do Poder se consegue "salvar" de todas as estranhas causas em que, alegadamente, está envolvida, e se vai "livrando", com ajudas da "justiça", que domina? Dizia MONTESQUIEU: "O pior governo é aquele que exerce a tirania em nome das leis e da justiça"... Pode não ser uma tirania à la chinesa, com armas de fogo, canhões e tanques como no TIBETE... Pode, muito simplesmente, ser uma tirania NOVA, DESUMANA...tirar direitos adquiridos a quem os tem desde os tempos de SALAZAR!-e passa a não tê-los nos tempos dessa coisa de sócrates, que pretende dar pelo nome de socialismo! E a nossa sorte, portugueses, é estarmos integrados na Europa da qual sempre fizemos parte, por direito e legitimidade histórica! Caso contrário,seres mais que indesejados já teria feito com que todos se calassem... Há provas das tentativas..."chips" de identificação para tudo e para nada, "cartões "especiais para todas e mais qualquer situação...vigilância por radares e câmaras de observação, em tudo quanto é parte do país...fecho de escolas, hospitais, maternidades, roubo descarado dos proventos que os portugueses ganharam ao longo de quase 40 anos de serviço, roubo da dignidade de quem está a passar fome... Penso que "os ratos" já começam a fugir da podridão...O PGR (Procurador Geral de República) está de licença...por doença...OU...Não?
LEMBRO a célebre frase de CHE GUEVARA : "SE TREMES DE INDIGNAÇÃO PERANTE UMA INJUSTIÇA NO MUNDO...ENTÃO SOMOS COMPANHEIROS!"
Isso não o impediu de cometer as "suas" injustiças...ele próprio... e mais não digo…
Saibamos compreender o que se está a passar, pois temos tido ao longo dos últimos dias, verdadeiros despertares de raiva e impotência….Soubemos dos novos impostos sobre um povo que já nada tem, a não ser a dignidade de poder resistir, se tiver forças para isso e se o quiser… Entretanto, o mesmo governo que nos está "a chupar o sangue até à medula", continua a gastar dinheiro a rodos, em coisas de uma superficialidade gritante, ultrajante, desde que satisfaça as suas manias de grandeza e vaidade, com o dinheiro que nos rouba! O pior ministro das finanças da Europa, como lhe chamaram os ingleses, no passado ano, já está podre de tanto mentir e falar, sem saber do que fala, pois não se debate com faltas na mesa de toalha de linho. Mas, este país está nesta miséria? E eu, como tantos outros aposentados e pobres trabalhadores vamos ter que pagar mais pelos dejectos deste governo, que não vê senão a bolsa dos pobres para ir buscar dinheiro para pagar os seus desmandos?
E os submarinos e os tanques para as guerras de"Alecrim e manjerona", temos que os pagar com o nosso sangue? VAMPIROS DE PORTUGAL! Medíocres vaidosos e bem-falantes! Que fazeis, em nome deste país e deste povo que foi dos “maiores” entre os grandes? Povo na miséria! Desempregados às centenas de milhar! Aldeias sem escolas! Doentes sem direito a cuidados de saúde! Aposentados na miséria das misérias! Está em curso a preparação da greve geral que devia fazer cair estes objectos do nosso descontentamento , que se estão borrifando para a fome e a miséria atávicas do nosso país...Devia... mas não conseguirá e todos iremos ver porquê, não tarda muito...
Há anos que venho alertando para a boçalidade de quem está lá por cima!
Voltaram a ganhar eleições! Voltaram a borrar a "escrita"!
Sejamos de esquerda ou de direita, não nos dói, a todos, esta situação a que chegámos?"É A HORA!"ACORDEMOS DA LETARGIA E SAIAMOS DESTA MALDITA "TOCA DE PASMO" EM QUE CAIMOS! REAJAMOS!"nobre povo, nação valente...”. Demos provas do nosso descontentamento!
Contra os canhões da miséria"...marchar!
À medida que vou escrevendo, vão-se sucedendo os episódios mais tristes a que temos assistido, nas últimas décadas da nossa existência: não há dia em que não haja novidades contra a bolsa dos portugueses, por culpas que vêem já de longe…A maior parte delas até dos tempos do economista CAVACO SILVA…
Não permitamos que, hipocritamente, Sócrates clame contra a voz dos portugueses na Assembleia da República, atacando, feroz, os deputados da Oposição que o desmascaram.
É tempo de o SR.PRESIDENTE da REPÚBLICA falar da situação em que se encontra esta terra…
É tempo de acordar, portugueses, meus irmãos, para aquilo que ainda não acabou …
AS medidas de crise vão continuar…esperemos pelas cenas dos próximos capítulos…


Mealhada, 18 de OUTUBRO de 2010
Maria Elisa Ribeiro
maria.elisa.ribeiro@iol.pt
http://lusibero.blogspot.com

terça-feira, 19 de outubro de 2010

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

POEMA: CAMINHADA II...





Conheço-te melhor
quando, nú,largas tudo pelo chão,
na pressa do amor...
Somos, nesse momento,
dois a combinar, pelos olhos,
o trilho do VIVER...

Rebento de Saudade
ao encontrar teus olhos doces,
loucos...
ansiosos
por fazer vibrar as cordas da harpa da tua VIDA...
EU!...

E depois,
sou o doce do teu pão...
o leite que bebes...são!
Sou a SAUDADE que sentes...
...SEMPRE e ENTÃO...
...sou toalha do teu banho...
...água com que te lavas...
...poiso onde descansas...
...cansaço onde repousas...
...e ar feliz que respiras...

Estranho...
Quando assim penso...transpiro...
respiro... ofegante...
...limpo-me ao toalhão...
a confusão é total!
SOU EU, SENDO TU.
em ti...dentro de MIM...

Vá ...assim...
Perde a RAZÃO na confusão dos SENTIDOS...
movidos pela força mística da paixão!
HUUUUUUUUUUUUM...

O SOL, entrando pela janela,
espreita nossa energia...
...e quer competir com ela...
E as fontes deixam escorrer ÁGUA-VIDA
e adormecem no AMOR...
E a NATUREZA,
abençoada pelo sémen- semente,
dá vida a tanta gente,
carente,
faminta,
como EU de TI...AGORA!

DEUS! COMO ANSEIO VIVER-TE...
no cansaço que te dou...


C9I-3/ (mqc)- SET/010

domingo, 17 de outubro de 2010

ANIVERSÁRIO DE UM POETA ÍMPAR...






Deixei passar em branco a nomeação de um recente PRÉMIO NOBEL DA LITERATURA...por absoluta falta de tempo, empenhada que estou na minha recuperação fisioterápica...Hoje, dia 17 de OUTUBRO, não posso nem devo, como portuguesa e "poetisa", deixar que o meu poeta preferido, ANTÓNIO RAMOS ROSA, complete sozinho, os seus 86 anos de idade! Não sozinho como pessoa, pois são tantos os familiares que, hoje, o acompanharão...Sozinho, no reconhecimento do seu valor,como património literário deste triste PORTUGAL onde - tenho a certeza!- muitos dos desgovernantes, nunca o leram!

PELA sua POESIA ,com letra mais que MAIÚSCULA! vimos surgir ,há tantos anos, um valor cimentado nas relações humanas, um verdadeiro HUMANISTA, em constante luta silenciosa, gritando palavras de JUSTIÇA, LIBERDADE,IGUALDADE, FRATERNIDADE,PAZ E AMOR UNIVERSAIS!

A crítica social às injustiças e o amor pelos que trabalham ficarão imortalizados na sua obra,que desejamos continue a viver, na sua vivência humana.

Vives,poeta, na tua POESIA e para a tua POESIA, que, abnegadamente, ofereces aos homens que queiram aprender a viver, de acordo com regras marcadas pelos valores, que deveriam ser universais! Mas é essa a sina do POETA...procurar, pela MENSAGEM,
o bem que pode haver no mundo, sem que o entendam os espíritos medíocres!
Viste, como afirmava SOPHIA DE MELLO BREYNER, o espantoso sofrer do mundo e procuraste minorá-lo ,na paz da tua alma.Mostraste a revolta ,ao ver o Universo caminhar ao lado dos "valores" ,invertendo-os!Choraste em palavras como "dor", "sofrimento", "mentira", "lágrimas"...A MORAL dos teus poemas è uma realidade vivida e, por isso nos deveria conduzir a uma profunda tomada de consciência!

Infelizmente o materialismo e a inversão dos valores que pregas, não convém aos grandes...e a tua vida é prova disso...

Cito-te, amigo, a segunda estrofe do poema "depoimento" de MIGUEL TORGA, como sabes:

"(...)
Mas o céu era belo
quando à noite o seu dono o acendia;
E era belo o sorriso da poesia,
E belo o amor, dragão insatisfeito;
E era belo não ter dentro do peito
Nem medo, nem remorsos, nem vaidade.
Por isso digo que valeu a pena
A dura realidade
Desta viagem trágico-terrena
Sempre batida pela tempestade."


FELICIDADES, AMIGO GRANDE!

Maria Elisa Ribeiro
MEALHADA, 17 de NOVEMBRO de 2010

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

EÇA DE QUEIRÓS : realismo/naturalismo(CONCLUSÃO -IIª PARTE




Outras obras significativas/essenciais para se compreender o ponto de vista realista de Eça foram/são:
“O Primo Basílio”, “ O Mandarim”, “O crime do P.e Amaro”, A Relíquia”, “A tragédia da rua das flores”, “Os Maias.
Era mais que natural que o grande crítico-escritor quisesse fazer jus a tanta desvairada leitura das modernidades…Mas centrarei a minha atenção n”Os Maias apenas por entender que, nesta obra, o escritor põe a nu todos os pecados e pecadilhos que pretendia pôr em destaque, nesta esclerosada sociedade finissecular, que não havia maneira de acompanhar os ventos de mudança do mundo.
Senão, vejamos: lá está o adultério corporizado nas personagens “condessa de Gouvarinho” e “Rachel Cohen”; lá se vê o fanatismo religioso de Maria Eduarda Runa e das tias do infeliz Eusebiozinho, conduzindo os seus “rebentos” a uma educação religiosa, de tal modo deturpada e arcaica, que só podia dar em fracasso ou desgraça…
Há, na mesma obra (“Os Maias”), o tema mais chocante, o incesto, na narrativa central: Carlos da Maia, ao apaixonar-se por Maria Eduarda, apaixona-se, sem o saber, pela própria irmã! Mas o grande problema não está verdadeiramente nessa paixão…está no facto de, no dia em que ele o vem a saber, mesmo assim! vai dormir com ela…
Vemos também tratado, com a profundidade conveniente, o tema da poltronice nacional, consistente com a falta de trabalho, ou melhor dizendo, a falta de vontade de trabalhar dos portugueses…e, sobrando o tempo, sobravam os vícios. Imitavam-se os modos de viver, a moda em si, o falar, os usos e costumes de países que nada tinham a ver com os valores nacionais…Há uma espécie de “emperramento” das mentalidades que, naturalmente, impedia o país de avançar ao ritmo da Europa desenvolvida, do progresso e da ciência. Mas há mais, infelizmente…Há o país à beira da bancarrota, o que explica, quase só por si, a presença da personagem Steinbroken, representante do governo finlandês, que estudava, por entre saraus e” teatrices”, a eventualidade de um empréstimo daquele país ao nosso (já naquele tempo era a Finlândia o modelo…). Dava nas vistas pois, enquanto por cá comia e bebia, punha mais em evidência a miséria deste país. Nesta obra de Eça, sobressai ainda a temática do jornalismo corrupto, o tal que se vende para o lado que der mais, protagonizado pelo Palma Cavalão… As notícias, no “CORNETA DO DIABO”, davam-se, por vezes, de acordo com a opinião de quem melhor por elas pagasse ou então não se davam! de acordo com o mesmo “princípio”.
Há, enfim, uma galeria de personagens que estavam ali (na obra) para acentuar a velhice de Portugal, o atraso, a deturpação das ideias de grandiosidade, a inversão de valores.
Há Carlos e Ega que chegam a esta triste conclusão: “ Falhámos a vida, menino!” (pág.712 da obra “Os Maias”, de Eça de Queirós, edição “Livros do Brasil”, conforme a edição de 1888).
Ambos passeiam pela capital, com a sensação de que aquela gente traduzia a decadência do país, na medida em que se caracterizava pela inacção, pela ociosidade militante que a levava a vagabundear, numa moleza exasperante.
No capítulo XVIII, a páginas 697, diz Carlos que nada mudara na Lisboa que ele deixara, onze anos antes…” A mesma sentinela sonolenta rondava em torno à estátua triste de Camões… (…) os mesmos reposteiros (…) o mesmo ar mudo e deserto…”
CAMÔES representa, no meio de toda esta pasmaceira, o Portugal Antigo e grandioso; ele continua a ser o arauto dos antepassados heróicos. Ali, naquela praça desprovida de vida, a estátua do grande clássico, coberta de musgo, assiste, impotente, à decadência do país. Os olhos do grande poeta pasmavam, também eles! perante os aburguesados citadinos que nada mais faziam que andar, de charuto na boca e botas abicadas, à francesa- pois claro!-rua acima rua abaixo, na ociosidade “emocionante” de quem nunca trabalhou, mas também nunca deixou de comer, pois o pão para a boca lá ia “caindo do céu aos trambolhões”…Portugal era um fracasso! Tudo continuava, fracassadamente, “romântico”!.
Na pág. 714 Ega diz a Carlos: “ E que somos nós? Que temos nós sido desde o exame de latim? Românticos: isto é, indivíduos inferiores que se governam na vida pelo sentimento e não pela razão. Riram ambos. Depois, Carlos, outra vez sério, deu a sua teoria da vida, a teoria definitiva que ele deduzira da experiência e que agora o governava: era o fatalismo muçulmano. Nada desejar e nada recear. Não se abandonar a uma esperança- nem a um desapontamento (…) o “EU” ir-se decompondo até reentrar e se perder no infinito Universo…Sobretudo não ter apetites. E, mais que tudo, não ter contrariedades…”.
Ainda me falta dizer-vos, sucintamente, qualquer coisinha sobre o Naturalismo. Geralmente, é explicado como sendo a continuação do Realismo, mas em Portugal andou-lhe quase sempre associado. Ele era uma espécie de realismo científico que teimava em fazer crer que todas as “taras” dos seres humanos são explicadas através da Educação, da sociedade em que estão inseridos…Mas, sobretudo, através de traços hereditários…da Genética, como hoje se diz! Ou seja: se um indivíduo é alcoólico, pode provar-se, experimentalmente, que os antepassados já o tinham sido…E assim por diante com o jogo, o adultério, a opressão social…Até as doenças como a loucura, por exemplo, seriam a manifestação de uma qualquer tara hereditária…
A última das fases literárias de Eça de Queirós foi quase um acto de contrição face às ideias avassaladoras da segunda fase. Os anos passam e têm o condão de nos acalmar os ânimos…E esta fase em que desatou a escrever temas de índole social-nacionalista, depois de entradote nos anos e ter casado com uma aristocrata, encontrou-o a deliciar-se com a vida do campo, o cheiro das divinas florinhas e do estrume com que os sãos camponeses adubavam os terrenos…enfim, com o outro lado do mundo que ainda não apodrecera…É o período de “A correspondência de Fradique Mendes”, “ A ilustre casa de Ramires”, “A cidade e as serras”, “Contos”, “Lendas de santos”…E aí está o nosso Eça…A fantasia da vida sem tirar nem pôr! O que é a vida…
É bom não esquecer, apesar de tudo, que, no frontispício de “ A relíquia”, está escrita a seguinte frase:
“SOB A NUDEZ FORTE DA VERDADE-O MANTO DIÁFANO DA FANTASIA”…No fundo… realismo versus romantismo!
E vou terminar, que “isto cresceu que se fartou”…
Faço como Eça de Queirós, ponho o meu monóculo, aconselho os estimados leitores a fazerem o mesmo e a pensar na sociedade em que, hoje, séc.XXI, estamos inseridos…
A força da verdade da recessão económica, o desemprego, a miséria galopante, a mania das grandezas dos governantes deste pobre país, em último lugar na escala de vida da Europa dos vinte e sete, só existe, como “paraíso” ou “oásis, na boca e nos bolsos dos ricos, dos autoritários, dos cegos prepotentes…E parece que, quanto à “bancarrota”…basta pensar na Educação, na Justiça, na Administração Interna, nas Obras Públicas…E mais não digo que se me revolta o estômago!
Sim, que isto de” bancarrota ”, não acontece só com dinheiros…Acontece, também com os “valores”…ou… a falta deles!!!

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

:CAMINHADA...


Fotos google



De mãos dadas iremos
experimentar outras passadas,
que não pudemos fazer...

Irei, senhor, a teu lado...
calma, serena e confiante,
no que está à nossa frente!

Caminhada mística...
Eu ...a completar teu EU,
com a força que me dá teu olhar forte,
que completa momentos vazios
dessa vida que AMO...

Espera...'tou cansada
do que ficou para trás...
Preciso da força do braço que me dás...
Sinto teus dedos, procurando
meu desconhecido...
Sei que os posso guiar!
Sei o que tenho para DAR, sem tibiezas deídicas...
Meu SER recusa-se a olhar passados críticos...
Quero abrir-me para te receber e amar...
Quero ver-te sorrir
a brincar
com o brilho do meu olhar!

O SOL forte que és, rasga, fere,
incomoda ,porque impacienta...
Tuas palavras olhadas aliviam minh'alma
e provocam esta ânsia perene ...
de TI!

Premente,excitada por te dar meu presente,
quero enganar os deuses...invejosos...
a lutar querendo competir
com a força do nosso amor!

"DANADINHA"...dirá você...

Que doçura!
QUE adoração e loucura!
Meu coração , a rebentar,
quer poisar em ti a mão..
para senti-lo vibrar no desejo e no prazer...
QUERO SER!

Trilharemos caminhos loucos,
vivê -los-emos como poucos...
E a NATUREZA serena onde nos vamos perder
despertará os seres que nos vão acompanhar...
Beberemos água das fontes com, perto,
os veados dos montes...
e onde os lobos , a uivar,
nos vão querer imitar...

Embala-me...como quiseres...
A minha espera é um "ATÉ JÁ..."
Fruta amadurecida
que mal conhece a vida sofrida,
que passou pelas margens do meu EU...
beberei de ti o AMOR...

Combinámos uma vida
que é já para "AMANHÃ"...
Meu alvorecer feliz alimentará tua Raíz...
DESFAÇO-ME em tua boca...
...onde grito como louca...
em murmúrios de morrer a viver...

Vá...despe-te...deita-te...
vem dormir desmaiando no meu cansaço...
enquanto aperto teu braço...

C9I- 1(mqc)- OUT/010-Maria Elisa Ribeiro

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Dissertação, sem pretensões, sobre Justiça...


JUSTIÇA é um dos pilares de qualquer sociedade democrática.
Como é evidente, num regime ditatorial esse é um problema que se não põe, muito simplesmente porque, ser ditador implica, naturalmente, não ser justo nem humano.
A tirania exerce a "sua" justiça com armas que amedrontam e matam!

Vejamos o que se passa no Cambogia, na Birmânia, na China,no Sudão, no Afganistão...
E porque não olhar também para o que se passa no nosso país?Há justiça num país em que os poderosos vivem à custa das fracas reservas dos pobres?
Há justiça num país onde, gente do Poder se consegue "salvar" de todas as estranhas causas em que ,alegadamente, está envolvida, e se vai "livrando", com ajudas da "justiça",que domina?
Dizia MONTESQUIEU: "O pior governo é aquele que exerce a tirania em nome das leis e da justiça"...
Pode não ser uma tirania à la chinesa, com armas de fogo, canhões e tanques como no TIBETE...Pode ,muito simplesmente, ser uma tirania NOVA, DESUMANA...tirar direitos adquiridos a quem os tem desde os tempos de SALAZAR!-e passa a não tê-los nos tempos dessa coisa de sócrates , que pretende dar pelo nome de socialismo!
E a nossa sorte, portugueses, é estarmos integrados nessa Europa da qual sempre fizemos parte ,por direito e legitimidade histórica!Caso contrário, esse homem mais que indesejado ,que dá pelo nome de sócrates, já teria feito com que todos se calassem...Há provas das tentativas..."chips" de identificação para tudo e para nada, "cartões "especiais para todas e mais qualquer situação...vigilância por radares e câmaras de observação, em tudo quanto é parte do pais...fecho de escolas, hospitais, maternidades,roubo descarado dos proventos que os portugueses ganharam ao longo de quase 40 anos de serviço, roubo da dignidade de quem está a passar fome...

Penso que "os ratos" já começam a fugir da podridão...O PGR(Procurador Geral de República) está de licença ...por doença...OU...Não?

Termino com uma frase de CHE GUEVARA :"SE TREMES DE INDIGNAÇÃO PERANTE UMA INJUSTIÇA NO MUNDO...ENTÃO SOMOS COMPANHEIROS!"

Isso não o impediu de cometer as "suas" injustiças...ele próprio... e mais não digo...
É contra as injustiças graves que se estão a cometer no nosso país, que vai haver, no dia 24 de NOVEMBRO, uma jornada de luta nacional!
Sejamos solidários...porque os ricos e os "alapados" do poder não o serão!

terça-feira, 12 de outubro de 2010

POEMA:...e as feras uivam...

FOTOS GOOGLE



Suspiros sentidos...
rumores desprotegidos
de contenção natural
é o que deixamos no ar...
quando fazemos amor!

Lá fora, perto do rio
uivam feras com cio,
soltando urros na hora de viver...

No entrelaçar dos dedos,
no toque pelo teu corpo...
no olhar sem falar...
o odor que de ti advém
torna-me fera, também...

Os sentidos adormecidos
revelam-se como a cor das borboletas
escondidas entre as plantas...
NATUREZA sacrossanta!
Rebentarás, igualmente,
inchada pela semente...


Teu aroma natural espalha-se à nossa volta...
Feromonas à solta,na hora morta...
a hora do meu viver em ti, amor!

Na loucura que acontece
mordes meus lábios...
passas as mãos
por meus recantos adormecidos.
doentes de saudade...
despertados ao sabor dos teus sentidos...

Abre-se a VIDA, fulgurante...


E os animais do prado, ofegantes,
ouvem sussurros distantes
do cheiro do AMOR...o nosso!
a abrir em flor...

Acalma o VENTO...
Recolhe a TEMPESTADE...
enfraquece a chama do vulcão
que tive na mão...

A hora da explosão...ai não a sabe
ninguém! isso não...

Mas deve acontecer
quando o meu SER
encontra teu SER...

E então...as estrelas a brilhar,
a LUA a rodopiar
e as nuvens a dançar,
saltitarão dentro da nossa alegria,
suspirando a FELICIDADE!


C8H-116/(mqc)- STB/010
Maria Elisa Ribeiro

segunda-feira, 11 de outubro de 2010


foto google



“A Lua chama as estrelas…”



É noite…brilhante, límpida, estrelada.
Um ar mágico sente-se na imensidão do deserto,
isolado,frio, gelado.
Está comigo o Universo,
aqui ao meu lado,
em tom de diálogo…preocupado…

E esta enigmática sensação
de que não estou sozinha
na imensidão da areia fria e fina
chega-me aos poros…
Sinto que é um desafio!

Evoco o perene sortilégio
de uns olhos negros, arrepiantes, macios…
Acocorados num canto da minh’alma,
aqui estão… não mais os esqueci
desde que os vi!

São o talismã que procuro e já sinto perto,
numa duna do deserto, aqui…até onde vim…
Ruídos da noite, rumores estranhos, metem-me medo!
Será só o som das patas do meu cavalo a enterrarem-se na areia?
Oh! Sim! Meu senhor tem sentinelas
que protegem seu amor…

Devagar me vai levando meu lindo cavalo negro,
…negro-( da cor dos olhos do moiro
por quem peno e por quem morro!).

Uma sombra, lá ao longe, é-me tão familiar
…suor frio, como a água do rio
onde me hei-de ir lavar!
A Criação aproxima-se.
A lua chama as estrelas.
Na tenda do meu senhor, serei bela como elas…
…pomar de belos frutos,
floresta de verdes ramos,
fonte jorrando água pura,
paraíso de mãos duras
que amaciam meu SER!

Depois, vem o madrugar,
o fugir a cavalgar
para esconder o segredo
da vida a acontecer…
…Sim, que o Homem nasce num Mundo
…que está sempre a REVIVER!


C8H-9/58 MAIO 010

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

ACORDAR PENOSO...

foto google



Foi um acordar de raiva e impotência, o que ,hoje, nos aconteceu...Soubemos dos novos impostos sobre um povo que já nada tem, a não ser a dignidade de poder resistir, se tiver forças para isso...

Entretanto, o mesmo governo que nos está "a chupar o sangue até `a medula", continua a gastar dinheiro a rodos, em coisas de uma superficialidade gritante, ultrajante, desde que satisfaça as suas manias de grandeza e vaidade, com o dinheiro que nos rouba!

O pior ministro das finanças da europa, como lhe chamaram os ingleses ,no passado ano, já está pôdre de tanto mentir e falar ,sem saber do que fala, pois não se debate com faltas na mesa de toalha de linho...

Hoje, no talho, vi alguém pedir a quarta parte de um frango! Fiquei estarrecida!
Mas, este país está nesta miséria?
E eu ,como tantos outros aposentados e pobres trabalhadores vamos ter que pagar mais pelos dejectos deste governo?
Então a minha filha , psicóloga há 16 anos, com um ordenado de 800Euros é rica? e perde o abono de família da minha neta e o apoio mensal da doença CELÍACA, de que a menina padece e que exige centenas de Euros ,mensalmente,em alimentação especial e ainda por cima vai pagar mais impostos...porque é rica?

E a merda dos submarinos e os tanques para as guerras de"Alecrim e manjerona", temos que os pagar com o nosso sangue? VAMPIROS DE PORTUGAL! Medíocres vaidosos e bem falantes!Que fazeis, em nome de PORTUGAL?

Povo na miséria! Desempregados às centenas de milhar!Aldeias sem escolas!Doentes sem direito a cuidados de saúde!Aposentados na miséria das misérias!

Está em curso a preparação da greve geral que devia fazer cair estes dejectos todos que se estão borrifando para a fome e a miséria atávicas do nosso país...Devia... mas não conseguirá e todos iremos ver porquê, não tarda muito...

Há anos que ,nas minhas crónicas do jornal onde escrevo, venho alertando para a boçalidade destes que estão lá por cima!
Voltaram a ganhar eleições!Voltaram a borrar a "escrita"!

Sejamos de esquerda ou de direita, não nos dói, a todos, esta situação a que chegámos?
"É A HORA!"ACORDEMOS DA LETARGIA E SAIAMOS DESTA MALDITA "TOCA DE PASMO" EM QUE
CAIMOS!REAJAMOS!..."nobre povo, nação valente..."?

Demos provas do nosso descontentamento!"contra os canhões da miséria"...marchar!


Maria elisa rodrigues ribeiro

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

POEMA: CARTA DE AMOR...

FOTO PRÓPRIA


O AMOR É UMA SUBIDA ÍNGREME...



CARTA DE AMOR…



Falo-te, hoje, AMOR!
Deste modo…em forma de POEMA,
Que não permite a fuga ao tema
Da minha VIDA…TU!

As mulheres costumam pensar
Muito erradamente,
Que um HOMEM não sente…

Passo os olhos, veladamente,
Por ti, por nós,
Pela neve que caiu e me parece
Imensa, fria,
Densa…
E sofro com o teu sofrer!
Dói-me a ALMA, a valer,
Ao ver o jardim vazio….
…cheio de frio…a gemer…

Não encontro palavras para exprimir a dor e a alegria
Que me acompanham, nesta carta simples,
Que me dita a POESIA…

Não conheço o teu perfume…
MAS…CHEIRAS-ME…
Cheira-me a ti
E sinto-te, TODO, aqui!

Acordo, de madrugada,
Em plena alvorada,
Sem que tu dês por mim…

Estou aqui…sempre a teu lado…
Aceita o meu conforto
Que sei que sentes…AÍ…
Nesse coração sofrido,
Daquilo que eu sei de ti…

Vou subir ao miradouro
A ver se te vejo,
Longe que estás de mim…

Mando-te AMOR pelo ar.
Sem nada dever esperar!
Mando-te um coração
De sangue, suor e lágrimas,
Embrulhado num lençol lacustre
De tristeza…
…no TEMPO a passar…
Mando-te a VIDA,
(também ela tão sofrida!)
Da qual estou – SEMPRE! - a sair…

Não te quero a chorar…
Conheço o teu sentir…
Despeço-me com a certeza
De que a toalha, na mesa,
Continua a esperar
Que ocupes o teu lugar…

E…deixa-me dizer…AMO-TE…


C8H-108/47 (mqc)- OUT/010


Maria Elisa Ribeiro

terça-feira, 5 de outubro de 2010

REPÚBLICA PORTUGUESA: 100 ANOS DE VIDA!


Tudo já tem sido dito ,nos meios de comunicação , sobre esta data importante da Vida do nosso país.

Não vou, por conseguinte, falar de HISTÓRIA! Vou referir que sei que nasci e vivo num regime republicano, que nos tem dado poucas alegrias e muitas tristezas, como acontece nas vidas de todos nós!

Os portugueses,que deram "mundos ao MUNDO" encontram-se ,hoje, dia dos seus CEM anos de vida republicana, tristes, acabrunhados, despegados de tudo que não seja o seu quintalito, onde vão nascendo, com esforço, couves, frutas, alfaces, batatas, galinhas, porcos e coelhos, que lhes servem de alimentação, pois estão desempregados e na miséria, como estavam em 1910!

Ao longo do percurso que, hoje, os governantes ,ricos e anafados, comemoram com lautas palavras e banquetes, está um povo desorientado, angustiado, desempregado, sem serviços de SAÚDE, sem EDUCAÇÃO à altura da grandiosidade de outros tempos!

Os meios de comunicação esqueceram esse POVO triste e acabrunhado, porque o PODER maldito, quase os impede de falar das tristes realidades do país em que vivemos!

Ninguém se mete por essas desoladas aldeias, sem ESCOLAS, SEM estradas, SEM ALEGRIA...para ver o NADA que nos resta!HÁ FOME NESTE PAÍS ,NA HORA das grandes comemorações de quem nos continua a roubar, para pagar altos carros e altos cargos...
Há uma OLIGARQUIA DE PODER, LIGADA AO PODER, que tem que desaparecer da face acinzentada de PORTUGAL...

Não adianta chorar: VIVA PORTUGAL!

sábado, 2 de outubro de 2010

RECORDAÇÕES DE UMA VIAGEM A SARABURI(TAILÂNDIA)


FOTOS DO GOOGLE

Há dez anos, dezoito horas de viagem, em avião da ALITÁLIA, conduziram- me de Roma a Bangkok. Escala para reabastecimento no calor insuportável de NOVA DEHLI e nos píncaros dos arranha-céus de HONG-KONG… Pés inchados, angústias redobradas e nova espera, desta vez pela ligação da CATHAI PACIFIC, que nos iria levar à cidade capital do antigo reino de Sião.
A sensação com que se confrontam os turistas que desembarcam no aeroporto de Bangkok, é a de entrarem numa sala enorme de sauna, tal a humidade quente do ar sufocante do clima daquelas paragens…Quase sem o sentirmos, começamos a sentir “um formigueiro” a escorrer pelo corpo, em forma de gotas de suor, que não são mais do que um aviso do que ainda está para vir…
Passámos a noite num hotel. Do qual já não recordo o nome, mas que se situa quase ali ,no aeroporto, ao qual temos acesso por meio de uma ponte interna. Logo após as formalidades de inscrição, alguns dos amigos mergulharam nas águas da piscina para um natural “refresco” e limpeza daquele suor pegajoso e incomodativo. Eu dediquei-me a não pensar em mais nada que não fosse fazer uma boa soneca antes do jantar, pois sou avessa a estes picos de calor, que contendem com a minha própria capacidade de pensar. Analisei, para mais, uns apontamentos sobre Cerâmica, pois era a intérprete daquele grupo de italianos que, no dia seguinte, devia partir para SARABURI, uma cidade comercial e industrial, a norte de BANGKOK, onde estavam a implantar-se os grupos cerâmicos de MODENA, cidade italiana célebre por ser, além do mais, a terra natal de PAVAROTTI e da FERRARI, logo ali em MARANELLO.
Para chegar a Saraburi, fomos de autocarro, devidamente climatizado, por auto-estradas de cimento, tal a força do calor! Na modorra do ar condicionado, vi quão incríveis são os desígnios do nosso destino! Quem havia de dizer que eu havia de ter esta oportunidade, na vida…Da janela, via o trabalho moiro dos tailandeses nos campos de arroz! Como pode ser dura e miserável a vida! Ao longo da auto – estrada, à esquerda e à direita, havia “tendinhas” onde se parava, para comprar gordas cobras cascavel, petisco acessível às bolsas recheadas e iguaria altamente apreciada… Voltei a encontrá-las, penduradas e esticadinhas, à venda, no descomunal mercado de Saraburi, ao lado de gordas baratas, anafados gafanhotos, isto para além de sapos, rãs, caracóis do tamanho de uma casa e coisas do género. Mundo estranho, mundo novo, mundo surpreendente… E o inferno do calor continuava, com a diferença que, o único hotel da cidade não tinha piscina e as fossas daquela urbe imensa eram ao ar livre… Como “a cavalo dado não se olha o dente”, habituei-me à ideia do ar condicionado que me alentava a mim e às OSGAS, brancas, pegadas às paredes e aos tectos, ameaçadoras, como se, a qualquer momento nos fossem cair nos olhos, na cara…Explicaram-me, depois, que aqueles asquerosos animais eram, afinal, a salvação de todos nós….É que a Natureza dotou-as de poderes especiais para comerem os insectos portadores de todo o tipo de doenças, num clima daqueles! E pensei:”Queridos asquerosos animais! Obrigada por existirdes!”
No dia seguinte, depois do trabalho, fui conhecer a cidade num “TUC-TUC”, uma espécie de TÁXI, movido pelos pés do condutor! Depois de discutir o preço, lá fui ver o mercado, que era uma espécie de feira das nossas terras, multiplicado por cem! Fervilhante de vida oriental! o que me foi dado ver de uma civilização milenar, segundo dizem. Não está sequer em causa se é superior ou inferior, para aquilo a que estou habituada. Está em causa o valor intrínseco de tudo o que o Altíssimo nos põe diante dos olhos! Não podemos ter uma visão redutora das coisas. Quem sou EU, “pequeno bicho da terra”(Camões) para reduzir tudo o que me é dado ver, assim, sem contar, a um simples adjectivo?
Entrei num pequeno templo e acendi um pau de incenso, tal como me aconselhou o guia do hotel. E ali mesmo, como se estivesse na minha Igreja, dirigi os meus pensamentos para esse Alguém superior a quem chamamos Deus. Ninguém ,em volta, me olhou de modo diferente…
E eu agradeci por estar ali. Por ser humana, por ter a possibilidade de saber aceitar como normal, uma cultura diferente, que tanto me enriqueceu.
Era sexta-feira e, a certa altura, vi passar uma coluna militar de centenas de carros, blindados e não só, que transportavam, talvez, milhares de soldados. Tão empenhados todos na sua pose de militares disciplinados, juro que pensei estar no meio de uma revolução ou de uma sublevação militar! Mas não, felizmente! O SHIAOLIN, o guia do hotel, explicou-me que a THAILÂNDIA tem, há muitos anos, um conflito militar de interesses fronteiriços, com o LAOS, que, apesar de tudo, obedece a regras de cavalheirismo: o fim-de-semana é sagrado! Como tal, os soldados dos dois países vão a casa, à sexta-feira, retemperar as forças e o moral e, à segunda – feira, novamente alinhados e disciplinados, lá passa de novo a coluna militar para mais uma semana de “trabalho”, sem que nenhuma das partes tenha quebrado o acordo de cavalheiros!
Lembro-me, agora, de um provérbio judaico que diz: “Não há melhor negócio que a vida. Nós obtemo-la a troco de nada”.Não estou muito de acordo, porque todos temos que fazer um esforço tremendo para que a vida vá acontecendo…
Não esqueci esta viagem, o que nela aprendi e me enriqueceu. Foi nos fins dos anos noventa, do século passado…Mas está tudo “aqui”… na cabeça e no coração. Um velho ditado italiano diz:”APRENDE E PÕE DE PARTE.” Assim faço, a todo o momento…